São Gabriel   •

O SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SÃO GABRIEL é uma entidade sindical de 1º grau, representa os empregados no setor do comércio de São Gabriel e Cacequi, possui sede própria no município de São Gabriel, na Rua Juca Tigre, 2150, centro.

Em 03 de dezembro de 1942, um grupo de empregados no comércio fundaram a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SÃO GABRIEL como forma de organizar a categoria.

As reuniões se sucederam e mais comerciários passaram a fazer parte dos encontros até que, em 11 de outubro de 1945, o então Ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio resolveu aprovar os estatutos e reconhecer a ASSOCIAÇÃO como SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SÃO GABRIEL determinando a expedição da respectiva CARTA SINDICAL, a qual foi devidamente registrada no Livro 015, página 039, no ano de 1945 no Departamento Nacional do Trabalho.

Em 03 de outubro de 1985 foi estendida a base territorial ao município de Rosário do Sul, o qual mais tarde se organizou em Sindicato. Posteriormente, em 21 de agosto de 1987, foi estendida a base territorial ao município de Cacequi.

O Sindicato dos Comerciários de São Gabriel atuou fortemente na mobilização dos trabalhadores de São Gabriel, tendo promovido juntamente com outras categorias a primeira mobilização grevista no município. Na sua sede social nasceram várias entidades sindicais como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Gabriel, Sindicato dos Metalúrgicos de São Gabriel e Rosário do Sul, Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde, Sindicato dos Radialistas, Associação das Empregadas Domésticas e várias Associações de Moradores de bairros e Vilas de São Gabriel.

SEC - Sindicato dos Empregados no Comércio de São Gabriel
Rua Juca Tigre, 2.150 - CEP: 97300-210 - São Gabriel / RS