São Gabriel   •

30 de outubro - Dia do Comerciário

Dia de luta por melhores condições de trabalho

História
A história dos comerciários começa a ser construída em 1908, com a criação da União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro. Naquela época, o trabalho era praticamente de escravo. Após jornadas de até 16 horas diárias, muitos trabalhadores chegavam a dormir no emprego.

Organização
A organização dos trabalhadores foi crescendo até gerar grandes mobilizações. Em 30 de outubro de 1932 foi regulamentado o horário de funcionamento do comércio, que passou a ser de 8 horas diárias, descanso aos domingos e feriados, além de outras garantias.

Novo ataque aos comerciários
Em 1997, os comerciários de todo o país foram vítimas da mudança na legislação que trata do descanso semanal remunerado aos domingos. O então presidente , Fernando Henrique Cardoso (PSDB), editou Medida Provisória que permitiu o trabalho aos domingos no comércio varejista em geral.  A tal Lei tinha como argumento a geração de empregos, o que comprovadamente não aconteceu. Acabava, assim, o direito ao repouso semanal remunerado aos domingos, que vigorava para os comerciários desde 1932.

Continuando a Luta
A luta dos trabalhadores é constante, e não é diferente com os comerciários. A categoria continua na luta pelo descanso semanal remunerado; pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários; pela regulamentação da profissão; contra as reformas da previdência, sindical e trabalhista que retiram direitos; pelo fim do fator previdenciário; pela valorização da categoria comerciaria. E mais, na defesa de um projeto nacional de desenvolvimento com democracia, redução dos juros, valorização do trabalho e distribuição de renda.  Por uma sociedade mais justa e igualitária.

Parabéns COMERCIÁRIOS de São Gabriel/RS e do Brasil

Mensagem do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Gabriel